A epístola aos
Hebreus contempla o cristão como andando em fraqueza e provações
neste mundo, mas como tendo sido feito perfeito para sempre por meio
da obra de Cristo, não tendo mais consciência de pecado. O
sacerdócio aqui não é para restaurar a comunhão, mas – para
alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em
tempo oportuno – ( Heb 4:16).
A primeira epístola de
João, fala-nos de comunhão com o Pai e com o Filho, a qual é
interrompida por qualquer pecado que cometamos. Cristo que é o
Advogado diante de Pai, restaura-a. A epístola aos Hebreus ocupa-se
do acesso a Deus através do véu, depois de purificada a consciência
– que foi feita perfeita para sempre – por onde chegamos
à Sua presença, no trono, com toda a liberdade; por conseguinte, a
queda e a sua restauração não são aqui tratadas. O Pai não fala
delas. Na primeira epístola de João, como já disse, contempla-se a
comunhão e o actual estado da alma.
J.N.D
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