sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cânticos

#721
A sabedoria natural nas coisas de Deus fará cessar o fluxo de bênçãos.

 Cantares de Salomão 1

Se estiver lembrado do livro que vem logo antes deste (Eclesiastes), verá que nada havia satisfeito completamente o escritor, tudo era desapontamento, mas neste livro (Cantares de Salomão) o coração está satisfeito com uma pessoa. O livro é uma história de amor, um homem (Salomão, uma figura de Cristo) apaixonado por uma mulher cujo nome não é mencionado (Israel).
Hoje isso tudo é uma figura de Cristo e de Sua noiva atual (todos os crentes). Mas lembre-se cuidadosamente de que as figuras do Antigo Testamento são como sombras (leia Hb 10:1). Encontramos a Pessoa perfeita (Cristo) e Sua esposa (cada crente nEle)). Israel recusou o Senhor Jesus quando Ele veio ao mundo por aquele povo da primeira vez, portanto vemos que a mulher às vezes falha.

Há muitas figuras maravilhosas nesta história de amor que pode ser aplicada a nós, como noiva de Cristo. Lembre-se de que Cristo tem apenas uma noiva, os que crêem nEle... a Igreja, a Assembléia. Estamos lendo de uma figura da coisa real.

cântico dos cânticos, que é de Salomão.

Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.

Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.

Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.
Ct 1:1-4 A noiva fala do quanto ele significa para ela, e de quão doce e íntimo é aquele amor.)

Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.

Não olheis para o eu ser morena; porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guardei.
(Ct 1:5-6 Ela compreende o quanto ela é indigna de ser amada por ele. (Ela se compara com as tendas negras, e ele com as belas e vistosas cortinas do templo de Salomão)!)

Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?

Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores.

Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor.

Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.

Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata.
(Ct 1:8-11 O noivo responde, e fala a ela de seu amor.)
Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume.

O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios.

Como um ramalhete de hena nas vinhas de Engedi é para mim o meu amado.
(Ct 1:12-14 Ela estava emocionada de sentar-se na sua presença. Ela não pediu por coisa alguma além da sua própria pessoa.)
Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.

Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é verde.

As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas de cipreste.
Cânticos 1:1-17
(Ct 1:15-17 Apesar da forma terrível como ela havia agido para com ele no passado, aqui mostra como ele a vê! Ao longo de todo este livro, você irá reparar que quando é ele quem está falando, ele fala diretamente a ela e diz "tu". Mas quando é ela quem fala, ela fala dele usando a palavra "ele". (Nós os crentes no Senhor Jesus podemos conhecer a intimidade de nos dirigirmos a Ele como "Tu"... veja (Ap 5:9). 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário