sábado, 1 de novembro de 2014

“NO PRINCIPIO CRIOU DEUS...”

“NO PRINCIPIO CRIOU DEUS...”

“No principio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo” ( Gênesis 1:1,2)
Hoje existem muitas pessoas que duvidam do relato da criação efetuada pela mão de Deus, conforme nos é apresentado na Bíblia. Dizem que não existe Deus, e que tudo o que há ao nosso redor, inclusive o homem, simplesmente apareceu. Querem nos fazer crer que este mundo complexo e maravilhoso surgiu de uma nuvem de gases quentes.

As pessoas estão satisfeitas em aceitarem como verdade esta teoria improvada e impossível pois não querem reconhecer Deus e o Seu direito sobre elas.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” ( Heb 11:3).
Porque as suas coisas invisíveis desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles se fiquem inescusáveis” ( Rom 1:20). “ E como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso” ( Rom 1:28)

Infelizmente existem crentes verdadeiros que também trazem pensamentos errôneos a respeito da criação. Acreditam que Deus criou o mundo como o conhecemos hoje, do principio ao fim, em exatamente seis dias. Mas o que diz a Bíblia? “ No principio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo” (Gênesis 1:1,2).
No versículo dois as palavras “ sem forma e vazia” podem também ser traduzidas “ caótica e vazia” ( N.R. Caótica significa estado de confusão e desordem). Também em Isaías 45:18 lemos, “ Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada” ( Versão Revista e Atualizada). Uma vez que Deus deixa claro que não criou a terra caótica, devemos concluir que existe um intervalo de tempo entre Gênesis 1:1, “ No principio criou Deus os céus e a terra”, e Gênesis 1:2 “ E a terra era sem forma e vazia...”. No primeiro versículo nos é revelado que Deus criou a terra para ser habitada. No versículo dois a terra está um caos, e vazia. O que aconteceu nesse intervalo? Deus não nos diz o que aconteceu, apenas que Ele não criou a terra naquelas condições, caótica e vazia.

Não sabemos quanto tempo se passou entre Gênesis 1:1 e Gênesis 1:2, tampouco precisamos saber. Os cientistas apontam para os fósseis e dizem ter eles milhões ou bilhões de anos. Podemos dirigir nossos pensamentos para o passado, e, não importa quão longe possamos voltar no tempo, sem dúvida encontraremos Deus ali. O universo e o mundo no qual vivemos não são fruto do acaso, e nem o resultado de algumas inexplicáveis leis da natureza. Eles foram criados pela mão de um Deus infinito. “ Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu” ( Sl 33:9).

Sabemos que Deus colocou a terra em ordem, na forma que a conhecemos hoje, em seis dias. Começando a partir de uma terra que estava caótica e vazia, Deus colocou em ordem os luzeiros no firmamento, e criou a vida vegetal, vida animal e o homem em seis dias. Será que com isso Deus gostaria de nos ensinar alguma coisa?

O milagre daquele primeiro dia em que Deus resgatou a terra da ruína e escuridão nos mostra, em figura, Sua graça sempre presente para o coração arruinado e em trevas. Deus criou nosso coração para ser habitado. Era Seu desejo encher aquele coração com o Seu amor. Mas o homem em sua impiedade fez com que ficasse arruinado e vazio. Então Deus disse como outrora “ Haja luz. E houve luz”. “ Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” ( 2 Co 4:6). Somente Deus pode trabalhar no coração e criar vida e luz. Uma vez que Deus cria vida no coração, Ele o preenche com maravilhas do Seu amor que o homem nunca antes conhecera. “ Como também nos elegeu n'ELe antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d'Ele em amor” ( Ef 1:4). “ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” ( Gn 1:31). Os caminhos de Deus são perfeitos e além de nossa compreensão. Devemos nos maravilhar diante dos Seus amorosos modos de misericórdia e graça ao tratar conosco.

W. Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário