sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cânticos 2


#722
A santidade não é transmitida pela associação (Ageu 2:12).
(Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com ela tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em outro qualquer mantimento, porventura ficará isto santificado? E os sacerdotes responderam: Não.
Ageu 2:12)
A impureza pode ser transmitida pela associação (Ageu 2:13).
(E disse Ageu: Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam, dizendo: Ficará imunda.
Ageu 2:13)

 CANTARES DE SALOMÃO 2

Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
(Ct 2:1 Ela não se orgulhava do que havia feito, mas estava feliz por saber o que ela significava para ele.)
Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas
(Ct 2:2 Ele responde imediatamente. Ela diz que do mesmo modo como uma macieira é muito melhor que as árvores de uma floresta, assim ele é em comparação com todo mundo.)

Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.
(Ct 2:3-4 Ela sentou-se - (descanso), seu fruto era doce - (alimento aprazível), seu estandarte sobre ela - (proteção). Estas são figuras do que o Senhor é para nós. Será que estamos conscientes do quanto o Senhor nos ama? Ef 5:25)
(Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:25
)
Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.
A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.
Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
(Ct 2:7 Gazelas e cervas são os animais que se assustam com maior facilidade, e possuem grande habilidade para ouvir. Podemos facilmente estragar nossa proximidade com o Senhor por meio de um pensamento mau ou leviano.)

Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.
O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;
Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.
A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
(Ct 2:10-13 Ela conta o que ele lhe disse. Isto refere-se ao dia vindouro, quando Israel irá se recordar dos dias sombrios de dor que então terão passado; e as perspectivas de dias brilhantes e gloriosos por vir.)

Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.
Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.
(Ct 2:14-15 Ele anela ver a face dela, e escutar sua voz. Mas as raposinhas são como as pequenas coisas que estragam nossa alegria com o Senhor.)

O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.
(Ct 2:16-17 Ela fala com confiança. (Sabemos que o Senhor é nosso). Repare neste versículo 16, depois no 6:3 e 7:10 - o progresso em sua confiança).)

(Ct 2:17 Doce e glorioso dia vindouro!)
 
Comentários por Norman Berry

Nenhum comentário:

Postar um comentário