sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cânticos 8

#728
A verdade de Deus dirige-se ao coração e à consciência; o inimigo dirige os seus esforços ao intelecto.

                                CANTARES DE SALOMÃO 8

Uma revisão de todo o livro.


1Ah! quem me dera que foras como meu irmão, que mamou aos seios de minha mãe! Quando te encontrasse lá fora, beijar-te-ia, e não me desprezariam!
2Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs.
3A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua direita me abrace.
4Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
5Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.
(Ct 8:1-5 A noiva deseja ardentemente pelo noivo. Ela almeja entregar a ele uma taça de doces alegrias! Assim ela lhe diz o quanto apreciou tudo o que ele fez por ela.)
(Ct 8:5 Ele recorda a ela que foi ele quem a levantou.)

6Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
7As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
(Ct 8:6-7 O que pode ser comparado ao amor! O que é mais forte!)


8Temos uma irmã pequena, que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que dela se falar?
9Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.
(Ct 8:8-9 Para entender isto, você precisa se lembrar do que aconteceu há muito tempo atrás na história de Israel. O reino foi dividido em dois reinos - Judá e Benjamim, chamados o reino de Judá, e as outras dez tribos, conhecidas como reino de Israel. Este último foi levado para o cativeiro. Estão hoje espalhados por algum lugar do mundo. O Senhor Jesus nasceu na tribo de Judá. Mas quando o Senhor Jesus retornar em glória, irá reunir as dez tribos perdidas, trazendo-as de todo o mundo. Essas tribos formam a "irmã pequena". Não tiveram parte na rejeição do Salvador, mas foram adoradores de ídolos. Todavia, entrarão na bênção também, no final, mas não em uma bênção tão grande quanto Judá.)

10Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.
11Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata.
12A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.
13O tu, que habitas nos jardins, os companheiros estão atentos para ouvir a tua voz; faze-me, pois, também ouvi-la.
14Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes dos aromas.
(Ct 8:11-14 Refere-se a toda a Terra no milênio. A Terra estará então unificada; cada coração estará cheio de gozo pois o Senhor Jesus é sua fonte. Você já percebeu o progresso nos três versículos mencionados quando estávamos lendo 2:16? Com frequência colocamos a nós mesmos em primeiro lugar como acontece naquele versículo. O segundo fala de algum progresso, mas ela ainda continua pensando um pouco no amor que tem por ele. Mas o terceiro versículo nos diz que o amor de Cristo por nós é o amor supremo. Está compreendendo?)

Cânticos 8

 
Comentários por Norman Berry

Nenhum comentário:

Postar um comentário