terça-feira, 6 de agosto de 2013

Salmos 90


#936

Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.

Salmo 90

Este Salmo dá início ao quarto livro de nossa seção. Esta vai até o final do Salmo 106. Começa com um Salmo de Moisés (Ele viveu cerca de 500 anos antes do Rei Davi). As maravilhas, os mistérios da primeira criação parecem ser comparados com a majestade e maravilha de Deus, dEle próprio. Poderíamos chamar este de um Salmo do "Tempo". Veja as palavras "Geração", "Eternidade", "madrugada", "manhã", "noite", "dias".

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
(Sl 90:1-2 Podemos olhar ao nosso redor para a criação - o mar - as montanhas - e podemos nos regozijar por saber que Deus, que nos ama e cuida de nós, existia antes de tudo isso - de eternidade a eternidade! No versículo 2 vemos a estabilidade e grandeza de Deus; que contraste com a fragilidade e pequenez do homem! (vers. 5,6). )

Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.
Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
(Sl 90:3-10 Quão fraco e frágil é o homem! Ele se acha muito sábio e importante, e se gaba do que pode fazer. Mas, apesar de tudo, ele vive apenas alguns poucos anos e então se vai, e para onde se foi? )

Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
(Sl 90:12 Se apenas nos lembrarmos de quão breve é nosso tempo aqui, aplicaremos nosso coração à sabedoria. Que sabedoria é essa? Certamente não é a sabedoria que é ensinada na escola, mas a sabedoria de se aceitar o Senhor como nosso Salvador e viver para agradá-Lo. )

Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.
Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.
(Sl 90:14 A sabedoria do homem nunca lhe trouxe qualquer felicidade. Mas a consciência do cuidado e misericórdia do Senhor pode nos tornar gratos todos os dias de nossa vida. )

Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.
E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.
(Sl 90:17 Possamos também desejar que a formosura do Senhor seja vista em nós, e que nossa vida possa ser tal que aqueles que nos observam possam ver a "formosura do Senhor". )

Comentários por Norman Berry



Nenhum comentário:

Postar um comentário