sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Salmos 73


#934

Alguns de nós queremos que Deus seja a cobertura do bolo da vida. Mas Deus, e a vida que Ele dá, não é a cobertura - Ele é o alicerce. Ele não poderá ser menos que isso. Marcos 10:17:22.

Salmo 73

Talvez todos nós tenhamos experimentado pensamentos que nos foram abertos neste Salmo.
Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
(Sl 73:1 É verdade que Deus é bom para aqueles que têm um coração puro. Ele Se apraz em abençoar, mas às vezes atrapalhamos Suas bênçãos por causa de nossa maneira descuidada de andar. )

Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
(Sl 73:2-16 O autor observa os ímpios para ver como eles se saem. Eles são saudáveis e prosperam e nem mesmo parecem ter tantos problemas quanto os crentes costumam ter com freqüência. Isto é muito difícil de entender. Quanto mais ele olhava ao redor, mais confuso ficava. Mas ele não estava olhando no lugar correto. )

Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
(Sl 73:17 Mas quando ele entra na presença do Senhor, obtém a resposta. O horrível fim do ímpio é tão terrível que seu pouco tempo de prosperidade parece nada. )

Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
(Sl 73:22 Ele reconhece que foi tolo em invejar o ímpio. Mas talvez nós façamos a mesma coisa. Olhemos para eles, mas lembremos que nosso futuro é estar na gloriosa presença do Senhor Jesus, não importa quais possam ser nossos problemas atuais. )

Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
(Sl 73:25 O Senhor será o gozo de nossos corações no céu - e isto deveria ser já o nosso deleite aqui - pois Ele é bem capaz de encher nossos corações com gozo enquanto estamos a caminho do lar. )

A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.
(Sl 73:28 Procuremos, portanto, ficar perto do Senhor e confiar nEle, e nosso testemunho será conseqüência disso. )

Comentários por Norman Berry


Nenhum comentário:

Postar um comentário